Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Afinal, dormir com cabelo molhado faz mal? Entenda!

Saúde

Veja o que acontece com os fios de cabelo e couro cabeludo se você dormir com o cabelo molhado.

Parece que com o passar do tempo, a correria do dia a dia só aumenta, né? Nós mulheres vivemos jornadas duplas, às vezes até triplas. Por isso, mesmo quando temos com quem dividir as tarefas, só conseguimos tirar um tempo para relaxar à noite.

É durante essas horinhas preciosas que conseguimos colocar o skin care em dia e dar aos nossos cabelos a atenção que eles merecem. Esse hábito, muitas vezes, faz com que a gente vá dormir com o cabelo molhado e úmido.

Mas o que será que isso faz para a saúde dos nossos cabelos? Separei aqui informações sobre o tema e dicas de como proteger os fios e o couro cabeludo se você só tem às noites para o haircare. Confira!

Dormir com cabelo molhado faz mal? 

Quantas vezes a sua mãe ou a sua avó falaram “menina, não dorme com esse cabelo molhado! Vai ficar gripada”? Pois é, além da gripe, dormir com o cabelo molhado ou úmido também afeta a sua saúde capilar.

Para entender melhor por que isso acontece, você precisa conhecer suas madeixas um pouco mais. Vamos nessa? 

Entre os fios de cabelo existem pontes de hidrogênio. Essas pontes são estruturas que ajudam a manter os fios “em ordem”. No entanto, quando os fios estão molhados essas pontes “se quebram”.

Por exemplo, você já reparou como os fios ficam com um aspecto liso quando estão molhados? Esse é um dos sinais visuais dessa “quebra”.

Ou seja, quando o cabelo está molhado, essas pontes quebram e deixam as suas madeixas mais sensíveis e suscetíveis à quebra e à queda.

Agora imagine a seguinte situação: você chegou em casa exausta depois do trabalho, lavou a cabeça e decidiu dormir com os cabelos molhados para ganhar mais alguns minutinhos de sono.

Como os fios estão mais sensíveis, o atrito e fricção deles com superfícies como a fronha podem causar danos ao cabelo

Além disso, não podemos nos esquecer do que esse hábito faz com o nosso couro cabeludo. Afinal, a combinação de cabelo úmido e o calor natural do couro cabeludo é praticamente um convite para um fungo chamado malassezia.

Fungo que contribui no aumento de problemas como a dermatite seborreica, aumentando a inflamação e descamação do couro cabeludo.

Não tem outra opção? Veja o que fazer!

Se você realmente não tem outro horário para lavar o cabelo, o ideal é usar o secador. No entanto, para que o secador seja seu amigo, você precisa saber como usá-lo.

Separei aqui algumas dicas simples e que vão fazer toda diferença! Confira:

  • Retire o excesso de água do cabelo com a ajuda de uma toalha.
  • Antes de usar o aparelho, aplique um protetor térmico. Assim você protege os fios do ressecamento e possíveis danos causados pelo calor excessivo.
  • Separe as mechas antes de secar para garantir que a parte interna do cabelo não fique úmida.
  • Ao secar o cabelo, mantenha uma distância de 20 centímetros entre o secador e os seus fios.
  • Seus fios são muito finos? Use os jatos de ar em uma temperatura morna para fria. Porque os fios tendem a ser menos resistentes ao calor.
  • Cacheada, quer aproveitar para dar forma aos seus cabelos? Invista em um bom difusor!

Quem leu este blog também se interessou por:  Quais são os danos causados pelo uso da Chapinha, Secador e Baby-Liss?

Leave-ins que fornecem proteção térmica

Ainda não sabe qual leave-in de proteção térmica escolher? Relaxa, separei aqui dois produtinhos incríveis que tratam e protegem a fibra capilar desde a primeira aplicação. 

Tudo de bom, né? Ainda mais para você que tem uma rotina apertada e não abre mão de um cabelo deslumbrante.

Hydro Renew Mist 

O Hydro Renew Mist reúne tudo o que você sempre sonhou em um produtinho! Sua fórmula inovadora abraça os fios reparando os danos, fortalecendo a fibra capilar e controlando o frizz, além de oferecer a proteção térmica que você precisa!

A agenda ficou apertada demais e você vai ter que lavar o cabelo no dia seguinte? Aplique o Hydro Renew Mist nas madeixas. Sua fragrância floral garante fios protegidos e perfumados por mais tempo!

Hydro Renew Mist SKNY primer capilar

Color Shining Essence Leave-in 

Coloridas, descoloridas e com mechas precisam de um cuidado especial sempre que usam aparelhos térmicos. E para vocês nós desenvolvemos Color Shining Essence Leave-in.

Essa emulsão hidratante foi desenvolvida para proteger a coloração dos seus fios enquanto combate o frizz, nutre e hidrata. Além disso, ele sela as cutículas capilares  e conta com proteção térmica.

Leia também: Finalizador de cabelo: o que é, principais tipos e como usar

ebook gratuito de cuidados diários