<link rel="stylesheet" id="jquery-selectBox-css" href="https://casakose.com.br/wp-content/plugins/yith-woocommerce-wishlist/assets/css/jquery.selectBox.css?ver=1.2.0" type="text/css" media="all">
Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Hidratação, nutrição e reconstrução: entenda como funciona esse tripé essencial para a saúde dos seus cabelos

Tratamento

Oi gente! Tudo bem? Hoje vamos falar de um sonho de muitas mulheres: ter cabelos lindos e brilhosos. Primeiramente é importante saber que a beleza dos fios está diretamente relacionada à saúde deles. Ou seja, por trás do brilho natural e da maciez, existe uma série de cuidados básicos que vão da higiene aos tratamentos capilares como hidratação, nutrição e reconstrução.

Se seus cabelos não estão como você gostaria, leia esse artigo até o fim e aprenda como mudar de uma vez por todas o relacionamento com os seus cabelos. Aqui você vai ver:

Qual é a estrutura do cabelo?

Por que devemos fazer tratamentos capilares regularmente?

Qual tratamento o seu cabelo precisa?

Quais os produtos infalíveis para recuperar as suas madeixas

Qual é a estrutura do cabelo?

Saber mais sobre o seu cabelo é o primeiro passo para oferecer o melhor cuidado para ele. Além das características visuais, você deve aprender a reconhecer alguns aspectos do fio.

Por isso, antes de abordarmos estes tratamentos, nada mais justo que explicar um pouquinho sobre a estrutura dos fios.

Tenho certeza que, depois de ler estas informações, vai ficar fácil compreender por que certos cuidados devem ser incorporados à sua rotina.

Os fios são formados por estruturas de queratina, um tipo de proteína muito resistente. Além disso, sua estrutura consiste em três camadas:

  • Cutícula

A cutícula é a camada que envolve o fio. Ela tem sua composição 85% de queratina (proteína), lipídios e ceramidas. Em suma, sua principal função é proteger o córtex de agressões externas.

  • Córtex

O córtex aparece na segunda camada do fio, localizado logo abaixo da cutícula. E é ele o responsável pela elasticidade, solidez, pigmentação e permeabilidade do cabelo. 

  • Medula 

A medula é a parte central do fio. Embora ela não esteja presente em todos os tipos de cabelos, profissionais atribuem a ela um papel de “direcionador” do novo fio.

Hidratação, nutrição e reconstrução: por que devemos fazer tratamentos capilares regularmente?

Todos os dias o cabelo sofre micro agressões. Seja por causa do sol, da poluição, de banhos com água muito quente, uso constante de secador, chapinha e babyliss. Ou até mesmo pela exposição a produtos que alteram o PH dos fios como tinturas e progressivas.

Esses hábitos fazem com que as cutículas do seu cabelo se abram, expondo o córtex a danos, muitas vezes, irreversíveis.

Quando realizamos estes cuidados capilares ajudamos os cabelos a recuperar a água e nutrientes que ele precisa para se manter saudável.

Confira abaixo, os 3 tratamentos mais básicos e que não podem faltar no seu cronograma capilar.

Hidratação

A hidratação  é o tratamento mais básico, e justamente por isso precisa fazer parte da sua rotina de cuidados capilares.

Como o próprio nome diz, a hidratação é o tratamento utilizado para devolver ao cabelo a umidade (leia-se água) perdida no dia a dia. Você pode até não perceber, mas a ação do sol e banhos muito quentes facilitam a perda de umidade do cabelo.

Sabe aquele vaporzinho que sobe quando você usa a chapinha ou secador? É a perda de água da superfície, o que acelera a perda de umidade interna do fio. 

Ou seja, não importa se você tem cabelo liso, cacheado ou crespo, você precisa da hidratação!

Se você ainda não segue um cronograma capilar, pode ser mais difícil identificar quando este cuidado é necessário. No entanto, o seu cabelo dá alguns sinais que você pode aprender a identificar. São eles:

Aspecto ressecado;

Pontas duplas;

Fios ásperos;

Cabelo sem movimento.

Se seu cabelo apresenta uma ou mais destas características, é hora de acionar os seus produtos de hidratação favoritos! 

Nutrição 

A nutrição é o cuidado capilar responsável pela reposição dos nutrientes perdidos. No caso dos cabelos, é utilizado para repor os lipídios. 

Mas, afinal, o que são os lipídios? São gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo com a função de criar uma camada protetora para os fios, deixando-os leves, macios, flexíveis e brilhantes.

A nutrição é indispensável para quem expõe as madeixas à química constantemente. Pois, como vimos anteriormente, esta exposição faz com que as cutículas do seu cabelo fiquem abertas, facilitando a perda de nutrientes. 

O tratamento combate estes efeitos, selando as cutículas e deixando o seu cabelo mais forte.

Os produtos voltados para a nutrição são, em sua maioria, à base de óleos. Seu aspecto pode ser um pouco “pesado”. E é justamente esta característica que faz com que a nutrição capilar seja altamente recomendada para pessoas com cabelos crespos e cacheados que percebem os fios opacos ou com pouca definição.

Reconstrução

Por fim, a reconstrução capilar nada mais é que a reposição das proteínas nos fios, principalmente a queratina. Uma proteína produzida de forma natural que representa cerca de 90% da estrutura do fio

Dessa forma, a queratina promove : força, resistência, elasticidade aos fios e uma poderosa reconstrutora da fibra danificada.

Se você possui cabelos fracos, porosos, alisados, descoloridos, com mechas ou fios com aspecto quebradiço, você precisa da reconstrução!

No entanto, para obter o resultado desejado, você precisa fazer os tratamentos de reposição de queratina com um profissional. Estes tratamentos são mais fortes, principalmente porque você recupera o fio de dentro para fora; repondo os nutrientes da fibra capilar, e a massa perdida.

Se você fizer em casa, pode acontecer o que alguns profissionais chamam de “reconstrução excessiva”. Nesses quadros o excesso de queratina pode enrijecer o cabelo, deixando-o sem movimento, quebradiço e sem brilho. E em cabelos já fragilizados, pode ser fatal.

Hidratação, nutrição e reconstrução: qual tratamento o meu cabelo precisa?

Quem segue o cronograma capilar sabe exatamente quando utilizar qual tratamento. Mas, se você está começando a se preocupar com a saúde do seu cabelo agora, fique tranquila. Nós vamos te ajudar!

Se você quer fazer disso um hábito, procure o auxílio de um profissional. Quando falamos de cabelo, não existe receita de bolo. E, apesar de ter alguns padrões, cada cronograma varia de acordo com o tipo de cabelo e as necessidades dele naquele momento.

Mas, se você não está com tempo, tem um teste caseiro que pode te ajudar a entender por onde começar. O famoso teste do copo d’água.

Só fique atenta que esta é uma solução temporária e não substitui o diagnóstico de um cabeleireiro.

Teste do copo d’água:

Para realizar o teste do copo d’água, você vai precisar de um copo com água e um fio de cabelo. No entanto, para garantir que o resultado do seu teste vai ser correto, seus cabelos devem estar limpos.

Separou tudo direitinho? Agora, o próximo passo é colocar o fio dentro de um copo cheio de água filtrada. Coloque ele lá e espere por 10 minutos. 

Dependendo de como ele se comportar, você poderá identificar o nível da porosidade do seu cabelo (baixa, média ou alta). E, a partir disso, identificar qual é o melhor tratamento.

Vamos entender como interpretar esses resultados?

  • Fio afundou no copo = alta porosidade

Fios com alta porosidade estão muito danificados. Nesse estado, eles estão com suas cutículas muito abertas, perdendo nutrientes muito rápido. 

Por isso, o tratamento mais adequado é a reconstrução à base das proteínas. Reforçando as cutículas e a estrutura capilar.

  • Fio no meio no copo = média porosidade 

Nesse caso, as cutículas do seu cabelo estão apenas meio abertas. Mas seu cabelo ainda é considerado saudável e consegue absorver a água e os tratamentos. Para mantê-los assim, foque na nutrição.

  • Fio ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade 

Dizemos que há baixa porosidade quando as cutículas estão muito fechadas. Ou seja, seu cabelo tem dificuldade de absorver a hidratação necessária. E é justamente este o tratamento mais indicado para você.

teste do copo d'água fio cabelo

Hidratação, nutrição e reconstrução: produtos infalíveis para recuperar as madeixas

Falando assim, pode até parecer que ter um cabelo saudável é coisa de outro mundo! Mas você não precisa de muito tempo, apenas dos produtos corretos.

E para te ajudar a oferecer o melhor cuidado para as suas madeixas, Stephen Knoll New York traz para o Brasil produtos para o seu home care com qualidade e tecnologia.

BEIJINHOS, LINDA DUMAS.

HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA SEUS FIOS