Já reparou em como os detalhes fazem toda a diferença na hora de cuidar do cabelo? Um produto adequado para o seu fio, uma boa rotina de limpeza e tratamentos e uma boa alimentação são indispensáveis!
Pode parecer bobagem, mas até a temperatura da água afeta muito a saúde e aparência dos fios. Hoje, eu vou falar para você sobre uma das maiores polêmicas sobre esse tema.
Lavar o cabelo com água quente faz mal?
Sim! A água quente pode tirar a umidade natural do seu cabelo e couro cabeludo, causando ressecamento dos fios. E, com o tempo, além de ressecadas, suas madeixas também podem ficar quebradiças e com muito frizz.
Mas esses não são os únicos pontos negativos de lavar o cabelo com água quente! Além disso, as temperaturas elevadas ajudam a enfraquecer a raiz levando à queda e quebra do cabelo, causando uma redução no volume.
Sem contar nos machucados que você pode causar à pele do seu couro cabeludo. Por ser muito sensível, quando exposta à água quente pode sofrer com queimaduras e causar vermelhidão ou irritação — algo extremamente prejudicial para a saúde do seu couro cabeludo.
Além de tudo isso que eu já falei, também é importante destacar:
- aumento da porosidade dos fios;
- desbotamento de cabelos tingidos;
- estímulo da produção natural de óleos no couro cabeludo (que pode ocasionar entupimento dos poros, caspa, descamação e queda de cabelo).
Sei que a tentação, principalmente nos dias mais frios, é muito grande. No entanto, opte por lavar a cabeça em horários em que a temperatura esteja mais agradável para não sofrer tanto. Outra opção é investir em produtos que ajudam você a prolongar o intervalo entre as lavagens.
Então o correto é lavar o cabelo com água fria?
A resposta é não. Embora o uso de água quente não seja recomendado pelos motivos mencionados acima, o uso de água fria pode trazer suas próprias desvantagens para a saúde capilar.
A água fria não ajuda a abrir os poros e, portanto, dificulta uma boa limpeza. Outro ponto contra de usar água fria é que ela aumenta a retenção de água no cabelo, o que não só faz com que o cabelo fique muito liso, sem volume, mas também causa queda.
Mas afinal, qual é a temperatura ideal para lavar os cabelos?
O ideal é lavar os cabelos com água morna, mais para fria que para quente. Nesta temperatura, a água ajuda a abrir e limpar os poros, além de remover o excesso de oleosidade — o que é um bom para limpeza dos fios e do couro cabeludo, facilitando a ação dos produtos.
Portanto, deve-se usar água morna para aplicar e remover o shampoo. Já o condicionador deve ser lavado com água fria, deixando os cabelos úmidos. A água fria também ajuda a selar os poros e impede a entrada de sujeira neles.