Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Por que a saúde do couro cabeludo é importante?

Tratamento

Quando conversamos sobre cuidados capilares, na maioria das vezes citamos apenas tratamentos para o comprimento ou pontas dos fios. Deixando de fora uma parte fundamental: o couro cabeludo.

Quando a saúde do seu couro cabeludo não vai bem, ela afeta o crescimento e a saúde do cabelo, e em alguns casos pode levar à descamação e coceira desconfortável.

Vamos entender melhor sobre esse tema e o que você precisa para ter um couro cabeludo mais saudável?

Por que o couro cabeludo precisa de cuidados?

É importante lembrar que cada fio de cabelo cresce através de um folículo individual. Junto dele, o sebo também é produzido por meio da glândula sebácea. 

Então se você deseja estimular o crescimento capilar e ter fios fortes e saudáveis, é essencial manter  o folículo e o couro cabeludo limpos e saudáveis.

Afinal, quando você descuida dos cuidados diários pode fazer com que os folículos fiquem cheios de sebo ou bloqueados por pele morta ou caspa. Impactando diretamente na qualidade do crescimento das suas madeixas.

Sinais de que o seu couro cabeludo precisa de atenção

Mulheres que possuem um couro cabeludo saudável em sua maioria têm os cabelos soltos e sedosos. Pois a oleosidade natural do organismo se distribui ao longo da fibra capilar, deixando os fios macios e brilhantes.

Mas, quando descuidamos, os primeiros sinais são a oleosidade excessiva, queda de cabelo e ressecamento dos fios, além de coceira e descamação.

Dentre os males mais comuns, a dermatite seborreica é a que mais aparece em casos de problemas no couro cabeludo. Ela pode se desenvolver por diversos motivos como:

  • excesso de oleosidade causada por disfunções nas glândulas sebáceas;
  • estresse; 
  • a baixa umidade relativa do ar; 
  • alterações de pressurização (como em aviões); 
  • frio intenso.

Não podemos esquecer de mencionar os processos químicos, que têm se tornado cada vez mais presentes, e frequentes, na rotina das mulheres. 

Inclua nessa lista: alisamentos, escovas progressivas, tinturas, descolorações e relaxamentos. Afinal, os ingredientes utilizados em sua composição agridem a pele do couro cabeludo e podem causar inflamação ou ainda irritação da área.

E por último, mas não menos importante, pequenos erros nos cuidados diários como: não enxaguar completamente os produtos de lavagem. 

O acúmulo de mousses, cremes, pomadas e gel na raiz também podem levar ao entupimento do bulbo capilar.

No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para manter o seu couro cabeludo saudável. Vamos conferir quais são eles?

5 dicas de cuidado para ter um couro cabeludo saudável

1. Não lavar o cabelo com água quente

Eu sei que quando o tempo dá aquela esfriada, a vontade é correr para um banho bem quentinho, né? Mas a água quente é péssima para a saúde do seu couro cabeludo.

 Ela é uma das principais causadoras da oleosidade, porque estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Resultando em couro cabeludo oleoso e folículos obstruídos .

Ou seja, ter o  couro cabeludo saudável e com a oleosidade controlada, passa obrigatoriamente pelo  controle da temperatura da água do banho.

2. Massageie o seu couro cabeludo com carinho

Massagens, além de relaxantes são excelentes para a saúde do couro cabeludo. Isso porque, durante a massagem, estimulamos a circulação sanguínea na região, alimentando os folículos capilares.

Com o passar do tempo você vai ver que esse hábito vai resultar em raízes fortalecidas e um crescimento mais saudável dos fios.

Para surtir o efeito desejado, a massagem deve passar a fazer parte do seu ritual capilar. Ela pode ser feita antes ou durante o banho, mas sempre , sempre utilizando apenas a ponta dos dedos — e nunca as unhas!

Usando ambas as mãos ao mesmo tempo aplique uma leve pressão com a ponta dos dedos no couro cabeludo, movendo os dedos em pequenos círculos. Trabalhe por todo o couro cabeludo, cobrindo todas as áreas da cabeça. Massageie por volta de 5 minutos, e pelo menos, 3 vezes por semana.

3. Capriche no enxágue

Sempre que lavar os cabelos, certifique-se de enxaguar bem o couro cabeludo para que não fique nenhum resíduo de produtos na raiz. 

O acúmulo de restos de shampoo e condicionador, além de prejudicar a nutrição dos fios, é  uma das principais causas de entupimento de poros e aumento de queda.

4. Proteja-se do sol

Muito se engana quem pensa que o nosso cabelo oferece toda a proteção que o couro cabeludo precisa contra os raios UV. 

A falta de proteção contra os raios solares acelera o envelhecimento do couro cabeludo. Causando dificuldade de manter folículos capilares saudáveis, deixando os fios mais finos e com dificuldade de reter umidade e distribuir nutrientes.

Por tanto, sempre que possível, proteja seu couro cabeludo com chapéus e bonés.

5. Aposte em produtos específicos para o tratamento do couro cabeludo

Já existem no mercado produtos voltados para as necessidades do couro cabeludo com ação antirresíduos, removendo as impurezas e aumentando a absorção de tratamentos. Invista nesse momento de cuidado! Eu tenho certeza que você vai se apaixonar pelos benefícios deste tratamento.  

ebook gratuito de cuidados diários

Cleansing conditioner: tratamento completo para couro cabeludo e fios sensibilizados

O Cleansing conditioner é o novo produto da SKNY, desenvolvido para oferecer um tratamento prático e de qualidade para o couro cabeludo.

Ele limpa sem ressecar, tonifica e acalma o couro cabeludo sensível ou irritado. Tudo isso enquanto hidrata os fios, deixando-os leves, com balanço natural e brilho natural.

Sua fórmula reúne 5 benefícios em 1, reduzindo drasticamente o número de produtos e etapas do seu hair care.

Vamos conhecer esses benefícios?

  • Purifica, revigora e tonifica o couro cabeludo;
  • Refresca e controla a oleosidade do couro cabeludo, prevenindo descamação, coceira e odores;
  • Desobstrução dos poros, prevenção contra queda e estímulo ao crescimento;
  • Higieniza os fios e elimina as impurezas com suavidade;
  • Repara a fibra capilar e a deixa mais resistente.