FRETE GRÁTIS A PARTIR DE R$199
5% OFF via PIX

Por: Vanessa Costa

Como recuperar os cabelos descoloridos?

Quem nunca desejou fazer uma mudança radical no visual e a primeira coisa que passou pela cabeça foi mudar a cor dos cabelos?

Uma das formas de dar uma repaginada no visual é fazendo mechas, luzes ou, até mesmo, mudando totalmente a cor natural do cabelo. Porém, para essa essa mudança é necessário descolorir os fios, um processo químico que pode gerar danos à fibra capilar se não for feito de forma correta e com os cuidados adequados no pós química.

Você sabe como acontece o processo de descoloração?

A descoloração é um processo químico que remove o pigmento dos fios por meio da associação de dois produtos, o pó descolorante e o oxidante. 

O agente descolorante reage com o pigmento do fio e remove, por meio de uma reação de oxidação, a cor natural dos cabelos. Conforme o resultado da cor desejada, é necessário utilizar uma volumagem maior ou menor da água oxigenada. Quanto maior o número, maior será o efeito da descoloração. 

A água oxigenada tem a função de abrir as cutículas dos fios para que o pó descolorante atinja o córtex capilar e consiga retirar o pigmento contido nele. 

Vale ressaltar que, quanto mais escuro for o cabelo, mais tempo será necessário para a descoloração e, com isso, maior será a agressão causada na fibra capilar.

 

Danos causados pela descoloração

A descoloração é um processo agressivo e deve ser realizada por um profissional experiente que saiba avaliar as condições do seu cabelo antes de realizar o procedimento. 

Durante o processo de descoloração, não é somente os pigmentos que são removidos dos fios. O cabelo também perde a hidratação natural, os nutrientes e, por isso, ficam ressecados, porosos e sem brilho. Em alguns casos, eles podem ficar tão finos, frágeis, elásticos e quebradiços que acabam sofrendo o corte químico.

O corte químico costuma acontecer quando o cabelo sofre uma agressão extrema nos fios, seja por alisamentos em excesso, mechas e luzes em cabelos fragilizados ou qualquer outro processo químico realizado de forma incorreta. Por isso, é fundamental que o profissional realize um teste de resistência antes do procedimento para avaliar o nível de dado do fio e se ele tem condições de receber o procedimento.

 

É possível recuperar os danos causados?

Apesar dos danos profundos que o processo de descoloração pode causar no cabelo, é possível tratar os fios e repor os nutrientes perdidos após o procedimento químico. 

A melhor opção é caprichar na hidratação e na reconstrução da fibra com produtos que possuam uma formulação rica em proteínas para que o cabelo recupere a estrutura, evitando assim novas quebras químicas. 

 

Reconstrução capilar

Cabelos descoloridos precisam de uma boa reconstrução capilar, um tratamento profundo que tem como objetivo repor as proteínas e a queratina que a fibra capilar perde durante o procedimento, 

A reconstrução capilar ajuda a selar as cutículas dos fios, diminui a porosidade e retém a umidade natural dos fios para mantê-los hidratados deixando o cabelo com mais força, brilho e devolvendo a força, e maciez.

Uma ótima opção de produto reconstrutor para quem faz descoloração é o 3 Day Hair Renew da Stephen Knoll. Um poderoso reconstrutor capilar, rico em ativos de nutrição, que trata, repara profundamente e recupera os cabelos extremamente danificados e super processados. 

Com um blend de aminoácidos de origem vegetal e ceramidas, o 3 Day Hair Renew da Stephen Knoll promove o fortalecimento interno dos fios, revestindo a fibra capilar, e reduzindo a porosidade, a perda de umidade do interior do cabelo e o surgimento de pontas duplas.

Dica Kosé: utilize o 3 Day Hair Renew para revestir a fibra capilar antes da descoloração. Ele é uma ótima opção de tratamento pré e pós procedimentos químicos.

Mudar o cabelo é maravilhoso e libertador, mas é importante escolher um bom profissional que saiba avaliar seu cabelo, preparar e cuidar após o procedimento evitando danos profundos e garantindo à nova cor bonita por muito mais tempo.

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS