Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Cabelo fino: 7 dúvidas comuns sobre cuidados e finalização

Saúde

Apesar de a maioria das pessoas associarem os fios finos aos cabelos lisos, a realidade não é bem assim. Afinal existem cabelos de diversas curvaturas e que também podem ser finos. 

Ou seja, assim como as lisas, também existem onduladas, cacheadas e crespas com fios de espessura mais fina.

Infelizmente, esse equívoco faz com que mulheres que têm esse tipo de cabelo se confundam na hora de cuidar e estilizar as madeixas. Resultando em muita frustração e cabelos fracos e sem vida.

Esse também é o seu caso? Então continue por aqui! 

Conversei com os especialistas da Stephen Knoll New York e juntos preparamos 7 dicas para acabar com as dúvidas sobre cuidados e finalização do cabelo fino.

Tipos e características de cabelos finos

Apesar de mulheres que nasceram com cabelo mais fino constantemente sentirem que têm pouco cabelo, a verdade é justamente o oposto. 

Basta seguir esse raciocínio simples: se você tem cabelo fino, o diâmetro do fio vai ser menor. Logo, ele “ocupa menos espaço” no couro cabeludo, fazendo com que haja lugar para mais fios.

E, já que cada cabelo tem sua própria glândula de óleo individual, o número maior de fios faz com que o cabelo fino tenha tendência a ser mais oleoso na raiz ou a ficar oleoso mais rápido que os demais. 

Além disso, outra característica dos cabelos finos é sua estrutura frágil. Que deixa as madeixas mais suscetíveis a quebras quando tensionado. O que faz com que atividades simples, como desembaraçar as madeixas, exijam mais cuidados.

Vamos aprender mais sobre o cabelo fino?

Cabelo liso fino

Cabelos lisos finos são conhecidos como “escorridos”. Apelido conquistado por terem pouco volume e serem mais difíceis de modelar. Como os outros tipos de cabelo fino, também embaraça com facilidade e está mais suscetível à quebra e oleosidade.

Cabelo cacheado fino

Pode até não parecer, mas alguns cabelos cacheados são ainda mais finos que os lisos! Essa combinação geralmente exige que as cacheadas tenham cuidados redobrados para não perderem a definição, nem o volume.

Além disso, quando não são tratados com os produtos corretos, podem ficar oleosos e com muito frizz.

Cabelo crespo fino

É muito normal olhar para um cabelo crespo e pensar que por trás do volume existem madeixas grossas e fortes. No entanto, os fios de curvatura 4 quase sempre são finos e frágeis.

Mas como saber se o seu cabelo crespo é fino por questões genéticas ou por alguma necessidade especial do cabelo?

Primeiramente, leve em consideração que cabelos crespos são naturalmente mais secos do comprimento às pontas, já que a curvatura do fio dificulta a distribuição dos óleos naturais ao longo do cabelo.

Sabendo isso, observe atentamente suas madeixas. Preste atenção na espessura do fio e responda a esta pergunta: seu cabelo tem a mesma espessura ao longo do comprimento?

Se ele é fino da raiz às pontas, então seu cabelo é realmente mais fino. Mas, se você sentir que ele vai “minguando” procure um profissional. Esse pode ser um sinal de que suas madeixas precisam de cuidados especiais para “encorpar”.

Cuidando e finalizando cabelos finos

1. Como cuidar do cabelo fino?

Cabelos cacheados com uma espessura mais fina, precisam de cuidados redobrados. Afinal, cabelos cacheados já são conhecidos por terem hastes capilares mais ressecadas e por isso suscetíveis à quebra.

Então, quando adicionamos um fio fino à equação, precisamos estar ainda mais atentos às necessidades dessas madeixas.

Ao lavar os cabelos, dê preferência para temperaturas mais baixas, que deixam os cachos mais soltinhos e fáceis de modelar. Não se esqueça também de usar produtos desenvolvidos para o seu tipo de cabelo.

Produtos para cabelos mais finos, por exemplo, têm fórmulas fortalecedoras que ajudam o seu cabelo a ficar mais resistente e encorpado. E para cachos sempre definidos, invista em um bom leave-in de finalização.

hydro mist renew

2. Como combater as pontas duplas?

Como já conversamos aqui, cabelos finos crespos e cacheados têm maior tendência a serem ressecados nas pontas. Por isso, para evitar o aparecimento de pontas duplas, é importante investir em um bom serum.

O Deep Repair Serum é o defrizzante para cabelos fragilizados e danificados da Stephen Knoll New York. Ele possui uma fórmula enriquecida com antioxidantes que nutrem e hidratam intensivamente os fios. E não precisa ficar com medo! 

Sua textura é muito levinha e é absorvida pelo cabelo com facilidade. Por isso, além de não pesar, ele ajuda a dar definição aos cachos e controla o frizz.

httpscasakose.com.brprodutodeep-repair-serum SKNY

3. Como cuidar de cabelos finos e quebradiços?

Notou que seus cabelos finos andam ressecados e quebradiços? Invista em uma boa máscara de hidratação!

Excellent Repair Hair Mask é uma máscara reconstrutora desenvolvida para cabelos danificados ou quimicamente tratados. Ela oferece um tratamento completo de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Ajudando seu cabelo fino a ficar mais forte, e no caso dos que também são mais ressecados, promove uma hidratação profunda sem pesar.

EXCELLENT REPAIR MASK – MÁSCARA CAPILAR transição capilar

4. Cuidados diários

Outra maneira de garantir a saúde dos seus cabelos, é investindo em bons produtos para os cuidados diários. Por aqui você encontra a linha Silky Smooth.

Composta por shampoo, condicionador e tratamento intensivo, esta linha oferece o passo a passo completo que as suas madeixas precisam para recuperar o cimento intercelular, selar as cutículas além de facilitar o seu styling.

Ou seja, tudo o que você precisa para ter cabelos mais fortes, com brilho e movimento todos os dias.

5. Desembarace com cuidado!

Cabelos finos embaraçam com mais frequência, por isso, é importante que você desembarace o cabelo todos os dias. Evitando assim a formação de nós mais difíceis de desfazer.

O melhor jeito de desembaraçar os fios é no banho, com eles ainda molhados. Use a pontinha dos dedos para desfazer os nós enquanto aplica o condicionador — sempre com muita paciência e delicadeza.

Nos dias em que você não lavar o cabelo, utilize produtos que facilitam o desembaraço, como o Hydro Renew Mist. Esse produtinho coringa, além de perfumar, também hidrata, protege, hidrata e finaliza os fios.

6. Inclua mais alimentos saudáveis na sua dieta

Sempre falo aqui, que se você deseja ter cabelos mais bonitos, precisa se preocupar com a saúde dos fios. E isso não significa apenas investir em cosméticos de qualidade. 

Afinal, a saúde do seu cabelo também está diretamente relacionada à saúde do seu organismo. Então, se você realmente deseja ter cabelos fortes e bonitos, preste atenção nos seus hábitos alimentares.

7. Finalização perfeita!

Tenho certeza de que não foram poucas as vezes que você se frustrou por não conseguir finalizar o look do jeito que queria. 

Cabelos finos são mais difíceis de modelar, sim. Mas no mercado você já encontra leave-ins que ajudam você a ter a finalização dos seus sonhos (seja ela lisa ou cacheada).

Hoje eu vou te apresentar os meus favoritos: Nuance Arrange Treatment efeito liso e Nuance Arrange Treatment efeito cachos.

Esses leave-ins têm um “efeito memória” termoativo. Sabe o que significa isso? Que, quando você combina a aplicação deles com equipamentos térmicos de finalização (secador, chapinha e babyliss), suas fórmulas são ativadas para aumentar a durabilidade do seu styling.

Ou seja, você nunca mais vai ficar decepcionada ao ver seus cachinhos perdendo forma, ou se olhar no espelho e ver seu liso ganhar curvas.

Mas atenção, ao aplicar o produto, certifique-se de que é o adequado para a finalização desejada. Ou seja, quer lisos impecáveis por mais tempo? Use o Nuance Arrange Treatment efeito liso. Quer cachos firmes que duram o evento inteiro? Use o Nuance Arrange Treatment Efeito Cachos.