Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Você já ouviu falar no método LOC?

Cabelos Cacheados

Esse método de finalização capilar está caindo no gosto das crespas e cacheadas pela sua praticidade e resultado! Venha conhecer um pouquinho mais sobre ele com a gente!

 

Você é crespa ou cacheada? Então pode comemorar, porque a nossa diquinha de ouro de hoje foi pensada especialmente para você! E se não for o caso do seu cabelo, manda o link desse artigo para a sua amiga que tem cachinhos e ajude ela a cuidar dos cabelos! Vamos lá: primeiro de tudo, vale lembrar que o cabelo cacheado é mais frágil e quebra com muita facilidade.

Justamente por isso, as cacheadas e crespas precisam ser muito mais cuidadosas com os seus fios. Então hoje você vai aprender um método incrível para hidratar, definir e dar um tchau para o frizz nos cabelos cacheados. E não é mágica, não, viu? Trata-se do método LOC, uma técnica de finalização que deixa o cabelo um arraso.

E as lisas não precisam ficar chateadas, não, hein? Esse método LOC também é para elas, serve para dar uma super hidratada e nutrida em todos os fios ressecados e fragilizados, sejam eles cacheados, ondulados ou lisos.

Gostou da ideia, mas ainda não entendeu direito do que se trata esse tal de LOC? Não se preocupe, a gente explica direitinho pra você! Vamos lá.

O que é o Método LOC?

Não deixe o nome todo exótico te enganar, não: o LOC é uma técnica de finalização super simples! A sigla é apenas para ajudar vocês a memorizarem a ordem dos produtos a serem aplicados, da mesma forma que seu professor de química gravou CNTP no seu subconsciente. Nesse caso, a abreviatura quer dizer Leave-In (Líquido), Óleo e Creme.

Tá, mas então qual a diferença do LOC para qualquer outra técnica e rotina de hidratação capilar? 

É que ele é mais cuidadoso em relação a quais produtos são usados, e em que ordem, para maximizar a retenção da hidratação nos fios. Sabe quando você vai fazer skincare e usa o toner para dar uma hidratada antes mesmo de aplicar umectantes mais pesados? Então, a lógica é a mesma. A ideia é fazer o tratamento em três etapas: primeiro levar umidade ao fio, depois nutrir e, por último, finalizar.

Ainda não entendeu? A gente explica melhor, passo a passo. Vamos do começo: 

o termo “líquido” no método LOC geralmente se refere a água ou um condicionador leave-in que tenha água como base, de preferência com textura aquosa ou leitosa. É o que vai levar a umidade para o fio.

Já a segunda letrinha, o óleo, é literalmente isso: um óleo ou sérum. A coisa boa do óleo é que ele cria uma camada ao redor da haste do cabelo. Essa camada impede que a umidade colocada pelo “líquido” escape, o que por sua vez ajuda o cabelo a ficar hidratado por mais tempo. Entendeu por que ele é importante no processo?

A última parte são os ‘cremes’. Via de regra, eles têm uma função semelhante ao óleo, mas como última etapa do método LOC, eles devem ser os mais encorpados do grupo. Esta etapa final garante que o cabelo retenha o máximo de hidratação possível na haste capilar. Assim, seu cabelo fica saudável, hidratado e nutrido por mais tempo.

O LOC serve para todo mundo?

A resposta é simples! Sim, todo mundo pode utilizar essa técnica! No entanto, o método LOC é mais efetivo quando aplicado em cabelos ressecados e que tem dificuldade para reter a umidade. Na prática, isso quer dizer cabelos com alta porosidade, sendo eles lisos, ondulados, cacheados, crespos, quimicamente tratados ou com coloração. Ou seja, ele é ideal para quem sofre com cabelo seco e frizz.

Mas se esse não é o seu caso e você ainda acha o LOC um método legal para manter a umidade do seu cabelo, legal! Só que nesse caso é melhor você usar uma abordagem um pouco diferente. Opte por produtos com texturas mais leves; como seu cabelo absorve melhor a umidade e hidratação, produtos muito densos podem dar um acabamento pesado que não fica legal.

Está com dúvida sobre que tipo de produto você deve usar para fazer o seu LOC? Dá uma olhada no nosso artigo “Qual meu tipo de Cabelo”, a gente te ensina a descobrir qual é o seu tipo de cabelo a partir de várias características, o que facilita ao escolher produtos e tratamentos!

Passo a passo do método LOC

Agora que você já sabe o que é o LOC, vamos te explicar como você aplica ele ao seu cabelo! Para começar, vamos falar dos materiais que você vai precisar, além, é claro, dos produtos básicos que compõem o tratamento. São eles:

 

  • Escova tipo raquete ou pente de dente largo;
  • Condicionador leave-in 
  • Óleo ou Sérum Capilar 
  • Creme hidratante
  • Clipes bico de pato;
  • Secador de cabelo com difusor (opcional).

.

O método LOC é muito fácil de encaixar na sua rotina capilar, pois requer produtos que provavelmente já estão na sua penteadeira. Tudo o que você realmente precisa fazer é seguir a ordem de aplicação que a gente já mostrou e dar a pausa necessária entre cada etapa – cerca de 10 a 15 minutos de pausa para que o cabelo absorva bem cada um dos produtos. Dá uma olhadinha na nossa recomendação de como proceder:

Etapa 1: Líquido / Leave-in

O primeiro passo é hidratar os cabelos com água ou com um leave-in líquido em spray. Aplique o leave-in uniformemente mecha por mecha, da raiz às pontas. Não esqueça de dar uma caprichada nas pontas, pois normalmente são as partes mais ressecadas e danificadas.

Se você tiver optado por usar o nosso Hydro Repair Mist, aconselhamos borrifar entre 3 e 5 vezes em cada mecha, mantendo o frasco a pelo menos 20 cm de distância do seu cabelo. Pronto! Agora aguarde o tempo de pausa indicado, entre 10 e 15 minutos, para que o leave-in seja completamente absorvido pelo seu cabelo.

Etapa 2: Óleo

Terminou a pausa do leave-in? Agora vamos para o próximo passo, que é o óleo capilar. Nessa etapa, é importante não ser tão generoso com o produto quanto foi na etapa anterior, para que seu cabelo não fique pesado: aplique apenas uma fina camada de óleo para bloquear a umidade.

O nosso Deep Repair Sérum é ideal para essa fase; por ser formulado com emulsificantes, o sérum se mistura com a água para fornecer mais hidratação. Ao mesmo tempo, as propriedades do óleo criam uma barreira que garante que a umidade não vai fugir do seu fio!

Lembre-se que, assim como qualquer tratamento, o nível de dano e a porosidade do seu cabelo pode afetar a quantidade de óleo que você precisa usar. Por isso, comece aos pouquinhos e, se você sentir necessidade, pode aplicar mais! É melhor colocar um pouco a mais, porque tirar não tem como, não é verdade?

Etapa 3: Creme

Depois de deixar o óleo pausar por 10-15 minutos, você estará pronta para a última etapa do método LOC, que envolve a aplicação de um creme de pentear hidratante. Aqui, você vai fazer a mesma coisa que fez nas etapas anteriores: aplique uma pequena quantidade do creme mecha por mecha, e adicione mais se achar necessário.

Os nossos cremes Nuance Arrange são perfeitos para essa etapa, pois são formulados com ingredientes nutritivos e hidratantes. Além disso, eles têm uma textura super leve, que é perfeita para não deixar os cabelos ficarem pesados.

O resultado?

A gente sabe, leva um tempinho e dá trabalho, mas o método LOC vale super a pena! O resultado é um cabelo hidratado, sem frizz e com textura definida, protegido contra sol, umidade, secador e qualquer outro dano! Em outras palavras, seu cabelo vai ficar espetacular!

Se você tem os cabelos cacheados, pode usar o método LOC toda vez que lavar o cabelo; se seus cabelos forem lisos, pode fazer só uma vez por semana, no máximo duas!

Como cada cabelo é de um jeito, esse método pode ser adaptado de acordo com o que você acha que seu cabelo se dá melhor. Vá testando! Use produtos diferentes e veja como seu cabelo reage! Ah, se você achar que está tendo acúmulo de produto, pode experimentar pular uma das duas etapas finais – lembre-se que o leave-in é fundamental para nutrir seus cabelos, os outros é que são complementos!

E aí, já testou o LOC? Conta pra gente nos comentários se você gostou do resultado! E para ficar ligadinha em todas as nossas dicas, acompanhe a gente nas redes sociais e fique de olho no blog, porque sempre trazemos novidades para você!

Beijinhos, Linda!