Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Como usar condicionador corretamente ? 6 erros que você deve evitar

Dicas

Será que você sabe como usar condicionador? Tenho certeza de que você está pensando: “claro que sei, aplico o produto todas as vezes que lavo o meu cabelo”. 

No entanto, existem vários mitos sobre ele que, além de atrapalhar a efetividade do cosmético, podem danificar o seu cabelo.

Por isso, hoje quero conversar com você sobre o jeito correto de aplicar o seu condicionador, evitando os 6 erros mais comuns!

Como usar o condicionador

Normalmente, o condicionador é o segundo passo da lavagem dos cabelos. À exceção de alguns produtos próprios para co-washing, ele deve ser aplicado depois do shampoo. 

Basta pensarmos na função dada a cada um destes produtos.

O shampoo foi desenvolvido para higienizar os fios e o couro cabeludo, eliminando resíduos, células mortas e o excesso de oleosidade. Já o condicionador hidrata, repara a fibra capilar e fecha as cutículas deixando os fios mais macios e protegendo-os dos danos externos.

Ao escolher o condicionador, leve em conta o tipo do seu fio e as principais necessidades do seu cabelo no momento. Assim você poderá escolher a fórmula que oferece os benefícios que você precisa para ter madeixas mais macias, brilhantes e saudáveis!

Aqui vão algumas dicas de ouro para aplicar o condicionador corretamente:

1. Antes de aplicar o condicionador, retire o excesso de água dos cabelos

Esse truque ajuda você a não desperdiçar produto e ainda facilita a sua absorção pelos fios. Isso acontece porque, quando aplicamos o creme nos cabelos encharcados, grande parte escorre. Ou seja, não adere ao fio.

2. Onduladas, cacheadas e crespas, desembaracem os fios durante o banho

Muitas mulheres com esses tipos de cabelo cometem o erro de penteá-los ou desembaraçá-los enquanto estão úmidos ou secos. O ideal é desembaraçar os fios sempre que eles estiverem molhados. Assim você protege o seu cabelo de eventuais quebras. 

3. Massageie o fio para garantir uma aplicação uniforme

Algumas partes do cabelo podem ficar um pouco “negligenciadas”. Principalmente para quem tem fios mais compridos ou não tem costume de lavar o cabelo no salão. 

Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de aplicar o condicionador.

Espalhe o produto na palma das suas mãos, em seguida, passe ele no sentido do comprimento para as pontas. Lembrando de massagear o cabelo suavemente.

Logo em seguida você pode desembaraçar os fios com os dedos ou com a ajuda de um pente.

4. Siga o modo de usar

Todo mundo tem uma amiga ou prima cheia de dicas sobre como aplicar o condicionador, né? No entanto, nessas horas, o seu guia deve ser o “modo de usar” presente no verso dos produtos. 

Ali você vai encontrar todas as instruções para ativar a fórmula do seu cosmético. O que garante que você poderá desfrutar de todos os benefícios oferecidos pelo seu condicionador.

ebook gratuito de cuidados diários

6 erros que você deve evitar ao passar o condicionador

1. Não deixe resíduos de condicionador no cabelo

Vamos lá, repete comigo: Condicionador não é leave-in! No mercado existe uma série de produtos feitos para serem usados como leave-in. Logo, se você quer deixar as madeixas mais macias, hidratadas e cheirosas, opte por um deles.

Quando você deixa resíduos de condicionador, fica com os fios pesados e muito oleosos. Além disso, estes cosméticos foram feitos para ficar apenas por um tempo limitado no seu cabelo. Quando esse limite não é respeitado, você pode danificar os fios e irritar o couro cabeludo.

Quer saber mais sobre leave-ins e finalizadores? Então tenho certeza de que você vai amar o nosso blog: Finalizador de cabelo: o que é, principais tipos e como usar.

2. Antes de escolher o produto, pense no seu tipo de cabelo

Um bom cuidado capilar começa com o uso de produtos adequados para o seu tipo de fio. Ele é muito fino ou grosso? Passou por muitos processos químicos? É pintado ou descolorido com frequência? 

Estes são apenas alguns pontos de atenção que você deve ter antes de comprar o seu produto. Conheça os melhores disponíveis no mercado!

Condicionador Silky Smooth

Os produtos Silky Smooth são indicados para cabelos finos, de normais a secos. Sua fórmula conta com cosméticos ativos que fortalecem os fios, devolvendo ao cabelo sua textura natural.

Condicionador Silky Smooth como usar condicionador

Condicionador Color Repair

Se você ama se expressar através das cores do seu cabelo, precisa conhecer os produtos Color Repair. Além de realçar a sua cor, ele recupera a fibra capilar das agressões causadas pela tinta.

Quer mais? O condicionador do kit possui ingredientes hidratantes que fortalecem a estrutura dos cabelos, prolongam o brilho e eliminam o frizz.

Condicionador Color Repair SKNY

Condicionador Rich Moist

Cabelos grossos, volumosos e com frizz não precisam de química para serem bonitos. Basta a dose certa de cuidado e hidratação. E Rich Moist oferece tudo o que eles precisam, recuperando-os já na primeira lavagem. 

Sua fórmula hidrata, elimina o frizz e disciplina os fios para que eles recuperem a forma e o balanço natural. 

Como usar condicionador corretamente rich moist skny

3. Não aplique condicionador na raiz

Um dos maiores vilões do couro cabeludo é o condicionador! Então, se você faz isso, pare agora! Aplicar o condicionador direto na raiz pode fazer com que seu couro cabeludo fique extremamente oleoso, provocando as temidas caspas.

Além disso, o uso contínuo deste produto no seu couro cabeludo pode levar ao entupimento dos folículos capilares, e em alguns casos, gerar a queda de cabelo. Lembre-se sempre de seguir as instruções de aplicação, passando o condicionador apenas do comprimento até as pontas.

4. Aplique a quantidade correta

Um dos maiores mitos sobre o condicionador é o que diz que “quanto mais, melhor”. No entanto, na maioria das vezes isso resulta em desperdício de produto e fios pesados e sem movimento.

Normalmente, a quantidade de produto leva em consideração o comprimento dos cabelos. Com os produtos Stephen Knoll New York, por exemplo a dose recomendada para aplicação é a seguinte:

  • 6ml para cabelos curtos (2 “bombadas”)
  • 9ml para cabelos médios (3 “bombadas”)
  • 12ml para cabelos longos (4 “bombadas”)

Então, se você sente que seu cabelo precisa de uma hidratação mais potente, experimente uma máscara de tratamento. Sempre dando preferência ao tratamento da mesma linha que o shampoo.

5. Não utilize condicionador diferente do shampoo

Tenho certeza de que você já se imaginou combinando a ação de um shampoo com o condicionador de outra linha ou kit. Por mais que isso pareça uma combinação dos sonhos, a realidade tende a ser um pouco diferente.

Isso acontece porque porque os shampoos e condicionadores são desenvolvidos em conjunto. Ou seja, suas fórmulas têm componentes que precisam interagir com o outro produto para oferecer o resultado desejado. 

Logo, em vez de ganhar os benefícios de duas linhas, você acaba não aproveitando nenhuma das duas.

Caso você sinta a necessidade de tratar o seu cabelo com ativos diferentes, experimente leave-ins ou máscaras de tratamento, que nem sempre seguem esta linha de raciocínio. 

Na linha Stephen Knoll New York nós podemos citar a Excellent Repair Hair Mask e o 3 Day Hair Renew. Excelentes tratamentos que hidratam, reparam e reconstroem, e podem ser utilizados independentemente do shampoo e condicionador escolhido por você.

6. Não pule o condicionador!

Mulheres que têm cabelos muito oleosos ou que lavam o cabelo com mais frequência por causa de atividades físicas costumam pular este passo. Se você é uma delas, reveja seus hábitos.

Os condicionadores possuem em sua composição nutrientes indispensáveis para um cabelo saudável. O condicionador Silky Smooth, por exemplo, possui cosméticos ativos responsáveis por hidratar e reparar a fibra capilar de dentro para fora. O que livra você de dores de cabeça como: pontas duplas, fios ressecados e frizz.