Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Cortar as pontas do cabelo faz ele crescer? Mito ou verdade?

Dicas

Quantas vezes já te disseram que cortar as pontas do cabelo faz ele crescer? Tenho certeza de que se a cada comentário desses os fios crescerem um centímetro ninguém usaria mega hair.

Brincadeiras à parte, aparar as pontinhas dificilmente vai estimular algum crescimento milagroso das suas madeixas. Vamos entender por quê?

Por que cortar as pontas não interfere no crescimento?

É importante ter em mente que o cabelo tem a sua parte viva (queratinócitos presentes no bulbo do couro cabeludo) e a sua parte morta (a haste capilar). Ou seja, os fios de cabelo que vemos e cuidamos com tanto amor e carinho são compostos por células mortas.

Já reparou que quando você corta os cabelos não sente dor nem sangra? Isso acontece porque não há corrente sanguínea nem terminações nervosas ligando as pontas ao bulbo capilar.

Quando o cabelo irrompe o couro cabeludo, ele já está morto. Logo, o corte que você faz nas suas pontinhas não afeta o que acontece lá em cima, dentro dos bulbos.

Se você deseja estimular o crescimento dos fios precisa prestar atenção em outros fatores como:

  • Qualidade da alimentação;
  • Hábitos de higiene;
  • Qualidade dos produtos utilizados;
  • Níveis de estresse;
  • Níveis hormonais.

 

Um cabelo saudável pode crescer em média 1cm por mês. Se você observou que seu cabelo deu uma desacelerada no crescimento, procure um especialista

O crescimento capilar é estimulado pela nutrição e hormônios do organismo. Logo, esse retardo no crescimento pode ser o sinal de que algo não vai bem.

Por que é importante cortar o cabelo?

Isso significa que para realizar o sonho do cabelão você precisa dar adeus às tesouras? De maneira alguma! Pensa comigo: o seu cabelo nasce lindo e saudável.

Com o passar do tempo você cuida dele com muito carinho, usando seus produtinhos favoritos para que ele continue forte e hidratado. No entanto, além do envelhecimento natural do fio, diversas agressões fazem com que ele fique frágil e quebradiço.

E de que adianta ter um cabelo comprido, mas sem forma e cheio de pontas duplas? Ou seja, aquela aparada de pontas regular é importante sim para ter cabelos sempre mais bonitos e saudáveis!

Um jeito de adiar um pouquinho o encontro com a tesoura é aprender a identificar as necessidades do seu tipo de cabelo. Assim, você garante que os produtos utilizados vão prevenir o ressecamento e retardar o envelhecimento. Vamos conhecer alguns deles?

Produtos perfeitos para quem sonha com um cabelão 

A palavra-chave para ter um cabelo comprido, bonito e saudável é: cuidado. Preste atenção em como você lava o seu cabelo, capriche na hidratação, nutrição e reconstrução dos fios e utilize produtos para o seu tipo de cabelo.

Hoje vou falar para você de 3 produtinhos incríveis e indispensáveis para manter as pontas saudáveis!

Deep Repair Serum

Deep Repair Serum é um finalizador rico em ingredientes ativos que repara e fortalece a fibra capilar.

Sua fórmula possui ingredientes fundamentais para a proteção dos cabelos contra agressões externas, além de promover o retardo do envelhecimento capilar. 

Outra vantagem desse produto é a sua textura suave e concentrada. Que resulta em um acabamento leve, sem pesar no cabelo.

Deep Repair Serum SKNY Cortar as pontas do cabelo faz ele crescer

Excellent Repair Hair Mask

Excellent Repair Hair Mask é uma máscara de tratamento nutre, hidrata e reconstrói os fios opacos, porosos ou quebradiços. Por isso, suas pontas agradecem o tratamento proporcionado por esse produto.

Ela pode ser aplicada a cada quinze dias, substituindo o seu condicionador. Para aproveitar ao máximo este produto, siga as instruções de uso.

EXCELLENT REPAIR MASK – MÁSCARA CAPILAR transição capilar

Quando devemos cortar o cabelo?

De três em três meses? Uma vez por ano? Uma vez por mês? Não têm fase da lua nem bola de cristal que revele o tempo melhor para cortar o cabelo que ele mesmo!

Cada cabelo é único e possui necessidades individuais. Por isso, o melhor termômetro para a frequência de cortes de cabelo é o seu próprio fio. Vamos entender melhor como captar esses sinais?

  • As pontas secam mais rápido que o resto de cabelo

Isso é um sinal de que as cutículas desta parte do cabelo estão danificadas. Tornando as pontas mais porosas e incapazes de reter umidade. Então, se depois de tomar banho suas pontas secarem muito mais rápido do que o resto do cabelo, você deve pensar em aparar o cabelo para se livrar de qualquer dano.

  • Pontas duplas

Avistou uma ponta dupla? Vai por mim, é hora de pegar o celular e marcar um corte no salão. 

As pontas duplas são inimigos mortais de um cabelo saudável. Elas são um sinal de dano e quebra, e a única maneira de se livrar das pontas duplas é cortar. Se você não cortar as pontas duplas, a ponta continuará a dividir a haste do cabelo e você terá que cortar centímetros em vez de aparar.

  • Seu cabelo perdeu a forma

Se você cortar o cabelo em camadas ou em um pixie bob, provavelmente precisará cortá-lo a cada 4-6 semanas para manter o corte e a forma do seu penteado. 

  • Está cada vez mais difícil desembaraçar o cabelo

Quando o seu cabelo está muito danificado, ele tem mais tendência a formar nós. Então, se você reparar que, para pentear e desembaraçar ficou mais difícil, ou está  com a sensação de que os nós não acabam nunca, é hora de marcar um corte!

  • Seu cabelo perdeu brilho

Cabelo danificado perde o brilho. Quando você notar a diferença no brilho da raiz às pontas e as pontas você precisa cortar o cabelo.