Carregando Carregando...
Fechar menu
Fechar menu

Meu carrinho (0 itens)

Aprenda a montar um cronograma capilar para cabelos com progressiva

Cronograma Capilar

Entenda a importância dos tratamentos ao pensar no cronograma capilar para cabelos com progressiva.

Quantas vezes a falta de tempo ou conhecimento sobre produtos especializados fez você recorrer à química para ter cabelos mais bonitos? Você não é a única! 

Muitas mulheres até hoje acreditam que para ter fios mais alinhados, sem volume e brilhantes precisam recorrer aos procedimentos químicos à base de formol sendo o mais popular a escova progressiva.

No entanto, cabelos com química precisam de uma atenção especial. O que pode levar a mais trabalho, indo contra um dos principais objetivos de quem opta por essa mudança no visual.

Para te ajudar a entender esse assunto, reuni aqui informações valiosas sobre cuidados indispensáveis para um bom cronograma capilar para cabelos com progressiva.

O que a escova progressiva faz com o cabelo?

“Mas Linda, eu faço selagem!”. Acontece que todos esses tratamentos que prometem alisar ou reduzir o volume, têm algum componente químico. Pode ser o formol, ou outro produto que se transforma em vapor de formol.

Ou seja, por mais que o nome seja diferente, os efeitos e consequências que ele traz para o seu cabelo são semelhantes. Logo, as dicas que eu vou passar aqui são importantes para você também!

Primeiramente, é importante entender o que a progressiva faz com o cabelo. Para dar aquele efeito de cabelo mais liso e sem volume, a química da progressiva envelopa o fio, causando o famosoefeito maçã do amor”.

Ele recebe este nome porque, apesar da superfície brilhante e aparência saudável, por baixo o fio está ressecado, quebradiço e opaco. Esse efeito tende a piorar de acordo com a frequência em que os procedimentos são realizados.

Já que, a cada aplicação, uma  nova capa impermeabilizadora envolve o fio. Ou seja, vai criando camadas que impedem a troca de nutrientes e água.

Cronograma capilar para cabelos com progressiva: os tratamentos funcionam?

É verdade que o “filme” criado pela química dificulta a absorção dos tratamentos. Mas isso não significa que você deve abandonar a ideia de ter um cronograma capilar!

Muito pelo contrário! Cabelos danificados pela química precisam do cronograma capilar. O pulo do gato é montar uma rotina de tratamentos que favoreça o seu cabelo e atenda às necessidades dele.

Além disso, por mais que essa camada exista, ela apresenta algumas rachaduras. E é através delas que o produto vai penetrar no seu cabelo. Agora que você já tem essas informações, vamos conversar sobre as diferenças de um cronograma capilar para cabelos com progressiva?

Cronograma capilar para cabelos com progressiva

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que inclui hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um deles tem um objetivo específico.

A hidratação repõe a água perdida pelos cabelos, enquanto a nutrição devolve os nutrientes e a reconstrução repara a fibra capilar dos danos sofridos. A proporção de cada um desses tratamentos vai depender das necessidades do fio. 

Por isso, não existe uma regra geral sobre quantas vezes cada procedimento deve ser feito. As dicas que eu vou dar aqui são baseadas em mulheres que lavam o cabelo dia sim, dia não. Se você não segue esta rotina, adeque à sua frequência de lavagens.

A palavra chave é hidratação!

Uma das maiores dores do cabelo com química é a privação da hidratação. O que torna os fios ressecados e frágeis. Logo, cabelos com progressiva precisam de hidratações mais frequentes.

Ou seja, se a maioria dos cabelos precisa de apenas uma hidratação por semana, cabelos com progressiva precisam de duas. Essa hidratação vai deixar seus cabelos mais macios e saudáveis.

Capriche na nutrição

Para completar, capriche na nutrição! Quando falamos em nutrientes para o cabelo, falamos principalmente de proteínas e gorduras. 

Logo, o que acontece é o seguinte: você faz a hidratação e devolve a água perdida pelos fios. Em seguida, entra com a nutrição e os óleos desse processo tratam e ajudam a segurar os benefícios da hidratação neste fio.

Equilibrando 2 vezes na semana uma hidratação, com uma nutrição uma vez por semana.

“Linda, e a reconstrução?”

Mulheres com cabelos tingidos e fios porosos devem estar se perguntando: e a reconstrução, quando fazer? Eu não recomendo este passo para cabelos com progressiva. Por quê?

A reconstrução não tem efeito na progressiva. E pior, ainda vai adicionar uma nova película em volta dos fios. Dificultando a ação dos tratamentos para nutrição e hidratação. Além disso, ainda pode resultar em cabelos rígidos e opacos.

Sobrou um tempinho? Dedique à umectação. Uma nutrição a partir de óleos vegetais que ajuda a deixar o cabelo mais maleável. Combatendo a rigidez causada pela progressiva. 

Quer saber mais sobre os principais tratamentos capilares? Não deixe de conferir a minha matéria: Hidratação, nutrição e reconstrução: entenda como funciona esse tripé essencial para a saúde dos seus cabelos.

Nela eu explico detalhadamente a função de cada um desses tratamentos, e ainda dou dicas de produtos indispensáveis para você ter cabelos muito mais saudáveis em menos tempo!

Produtos para reparar os danos da progressiva

Hydro Renew Mist

hydro mist renew

Esse produto é um verdadeiro must have na lista de cuidados capilares da mulher com progressiva. Principalmente das que têm pouco tempo para dedicar às madeixas. O Hydro Renew Mist é um primer hidratante 10-em-1.

Sua fórmula, além de super leve e cheirosa, controla o frizz, hidrata e ainda ajuda a prevenir a quebra dos fios. Além do mais, ele vem nessa embalagem linda e super prática. Perfeita para você levar para praia, piscina e viagens. Garantindo um look com cabelos sempre brilhantes, macios e com movimento.

Excellent Repair Hair Mask

Excellent Repair Hair Mask SKNY

Pense em uma máscara que com apenas 5 minutos de aplicação nutre e repara a fibra capilar intensamente. Deixando os cabelos muito mais saudáveis no primeiro uso. Essa é a Excellent Repair Hair Mask.

Sua base leve permite que os agentes hidratantes e reparadores penetrem nos cabelos muito rapidamente, hidratando e nutrindo intensamente a estrutura interna, tratando de dentro para fora.

Sente que a progressiva não está mais fazendo você feliz? 

Talvez seja o momento certo para você descobrir a transição capilar.

Aqui no blog você encontra a matéria: Transição capilar: como fazer, produtos ideais e outras dicas para voltar ao cabelo natural. Ela traz informações e produtos que vão ajudar você a recuperar a saúde dos fios, enquanto abraça de vez as suas madeixas naturais.